SÚMULA BIOGRÁFICA DE GRANJENSE NOTÁVEL: FRANCISCO THEODORO RODRIGUES

SÚMULA BIOGRÁFICA DE GRANJENSE NOTÁVEL:   FRANCISCO THEODORO RODRIGUES

SÚMULA BIOGRÁFICA DE GRANJENSE NOTÁVEL:   FRANCISCO THEODORO RODRIGUES - (Jornalista).

DESTACAMOS: Francisco Theodoro Rodrigues - - Nasceu no dia 7 de janeiro de 1896.  Filho de camponeses, estudou no Rio de Janeiro, então capital da República, e iniciou sua carreira de jornalista, travando contato com o ideário marxista.  De volta ao Ceará, fixou-se em Camocim, onde fundou o jornal “O OPERARIO” ´.

Em 1927, mudou-se para cidade de Chaval, e casou-se com Raquel de Carvalho, tendo quatro filhos.  Trabalhou como guarda-livros, continuando sua militância política.

Em Janeiro de 1931, foi preso e levado com mais quinze militantes do Ceará para o Rio de Janeiro.  Acusados de propagandear a ideologia comunista, passaram por vários órgãos policias e penitenciários antes de irem para o prédio da Policia Central.  Seis meses depois, foi libertado e voltou ao Ceará. Impedido de desembarcar em Fortaleza, seguiu viagem por terra até Parnaíba, no Piauí, onde já moravam seus pais.  Em 1932 foi preso novamente em Fortaleza.  Entre os pertences apreendidos estava o manuscrito intitulado “Ao 16 Deportados Cearenses” - 1931. (Este manuscrito foi publicado em 2000, pelo Arquivo Público do Rio de Janeiro, em um livro de 102 páginas). Um mês depois, chegou à Casa de Detenção do Rio de Janeiro, e de lá foi transferido para Ilha Grande, onde ficou até Junho de 1933.

Em Junho de 1936 foi preso e condenado no Piauí.  Nesse período foi acusado de organizar fuga da penitenciária de Teresina e iniciar revolta para derrubar o governo desse Estado, tendo sido arquivado este processo em Setembro de 1938.

Em 1941 foi preso novamente, libertado um ano depois, quando foi viver com a família em Parnaíba.  Retornou as atividades jornalísticas no periódico “Democrata”, em Fortaleza.  Faleceu aos 56 anos, no dia 2 de Abril de 1952.