Nascido a 25 de outubro de 1886, no então município maranhense de Miritiba – hoje batizado com o seu nome. E falecido a 05 de dezembro de 1934, no Rio de Janeiro-RJ. Era de origem humilde, era filho de Joaquim Gomes de Farias Veras e Ana de Campos Veras. O glorioso escritor nacional, foi membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), e uma das figuras mais impressionantes das nossas letras.
Humberto vindo do Pará, chegou na Granja, em maio de 1906, enviado pelo seu amigo granjense José Teles residente em Belém-PA, aos cuidados de seu cunhado em Granja, José Quariguasi da Frota – tabelião, criador abastado-, que acolheu condignamente. O objetivo de sua estada em Granja foi uma convalescença. Na época, Campos já andava com a saúde profundamente abalada, pois fazia pouco tinha deixado a selva onde, por alguns anos, exercera suas atividades como simples caixeiro de um barracão nos seringais, e necessitava de um clima saudável para uma estação de repouso. Então foi-lhe aconselhado o de Granja – Ceará. E assim o fez mandado pelo seu amigo José Teles - como disse, que era de Granja, filho do português Joaquim Correia Teles.
- Anos depois em 1911, Humberto de Campos esteve novamente em Granja, e mais uma vez foi hospede do cidadão José Quariguasi da Frota que tão fidalgamente o acolheu por tanto tempo.
Como referenciar: GONÇALVES. Francisco das Chagas. Humberto de Campos em Granja. O Historiador, Granja. Disponível em: https://ohistoriador.com/. Acesso em: (data do seu acesso).