Biografia de JOAQUIM ERASTO DOS SANTOS
SUMULA BIOGRÁFICA DE GRANJENSE NOTAVEL: JOAQUIM ERASTO DOS SANTOS (Professor e político):
É inspiração de minha parte, escolher para a estreia desta postagem ” GRANJENSE NOTAVEL”; nomes de cidadãos invulneráveis. Sabemos que é dever da sociedade render homenagem as virtudes daqueles que se destacam na tela da vida, imaculados e cheios de serviços á Pátria e a humanidade.
Destacamos hoje; o professor JOAQUIM ERASTO DOS SANTOS - era filho do Tenente Coronel Francisco Joaquim Bricio dos Santos e de sua 1ª esposa D. Irene Francisca de Jesus.
Nasceu em 1839 na fazenda Pedrinhas. Era seus avós paternos: Capitão Joaquim Manuel dos Santos e D. Ana Joaquina de Jesus.
Diplomado professor público em Fortaleza(Ce.), foi nomeado para cadeira (escola) de Granja em 17 de março de 1866 e removido para a de Ibuassú (povoado do município da Granja) a 1º de maio de 1866 e regeu esta cadeira até 1881, ano em que foi aposentado.
Teve autorização de advogar (rábula) no tribunal da comarca da Granja. Colaborou em diversos jornais, mas não deixou um só livro. Foi um caráter inabalável, leal, sincero e uma inteligência bem elucidada.
Como político, foi vereador a câmara municipal de Granja. Casou-se em 1877, com D. Maria Umbelina dos Santos, filha do major Manuel Saldanha de Brito e de Umbelina Maria Fontenelle, de cujo consórcio não teve filhos (mas adotou; Geracina Altina dos Santos – filha de Raimundo Teodora).
Faleceu em sua fazenda “Barrinha” a 05 de Fevereiro de 1912 com 73 anos de idade.
Os homens de seu valor, aqueles cujo procedimento desafia ao mais rude escalpelo, são as relíquias do passado, o emblema do presente e os luminares do futuro.