Biografia do Cel. PESSOA ANTA

Biografia do Cel. PESSOA ANTA

DADOS HISTORICO & BIOGRAFICO =  

PESSOA ANTA – A ALMA TRAÍDA DA REVOLUÇÃO –

Neste ano (2023) no mês de abril, passado, completou o centésimo nonagésimo oitavo (198º) aniversário da morte do imortal – herói e mártir da Liberdade /ou / Mártir da Solidariedade Republicana do Equador, o bravo Cel. JOÃO DE ANDRADE PESSOA ANTA. Este magnifico herói, como é sabido, era natural da Granja/CE. -(n.23.12.1787).

- As mais belas e mais gloriosas páginas da história não são as aquelas que memorizam o sucesso e em que ressoam as notas do triunfo; as folhas enlaivadas de sangue, amarrotadas pela dor e pelo martírio, essas são as que deixam ler as divinas estrofes da evolução humana, essas as que dão vigor e movimento ao drama grandioso da vida social. A marcha do progresso é a da liberdade, mas o caminho desta é a montanha aspérrima do calvário (o sacrifício). Esta sim é mais bela páginas da história; pois mostram a grandeza no sacrifício, o heroísmo no martírio, e a humanidade tão superior e tão nobres, daqueles que por ela se holocaustam e intemeratos afrontam a morte.

Diante do comentário folheamos uma página de nossa história, e ei-la!

A CONFEDERAÇÃO DO EQUADOR – Foi proclamada no Ceará, pelo Grande Conselho, a 26 de agosto de 1824; e este generoso tentames da republica tinha-se malogrado, e os que haviam tomado parte na rebelião haviam sido entregues à comissão militar. PESSOA ANTA e Pe. Mororó foram dos que expiaram mais cruelmente o crime, sendo fuzilados. Verdadeiros mártires da liberdade, afrontaram seremos o sacrifício derradeiro, sem covardia e sem vacilação, por este movimento nobre. Além destes foram também fuzilados: Francisco Miguel Pereira Ibiapina, Luiz Inácio Azevedo e Feliciano José da Silva Carapinima. Grandes homens, que assim nos enchem de respeito, veneração e assombro, á um tempo, - são verdadeiras personificações! Toda a grande feição social já o disse alguém tem sempre a personifica-la um punhado de homens, ou um só homem de sua altura.

- Então com fracasso do movimento, PESSOA ANTA foi preso e condenado à morte pela forca. Portanto foi levantado um patíbulo pela Comissão Militar.  Entretanto, a pena foi convertida em fuzilamento já que ninguém se prontificou a exercer a vil tarefa de ser o carrasco.

Em data de hoje; pelas 9 hora da manhã, de um sábado, a 30 de abril de 1825, foi executado (passado pelas armas) o coronel JOÃO DE ANDRADE PESSOA / ANTA -  aos 37 anos de idade. Como dito; tendo como companheiro de suplicio e execução o padre Gonçalo Mororó.   Em virtude de sentença da “comissão militar”, encarregada de julgar os cabeças da celebre Revolução do Equador, no Ceará. Fato ocorrido em Fortaleza no local chamado de "Campo da Pólvora" – hoje a   Praça dos Mártires, também conhecido como Passeio Público, é a mais antiga praça da cidade de Fortaleza, Ceará. Ali, debateram-se nas terríveis agonias da morte, torpemente assassinados, derramando no seio virgem da Pátria as flores vermelhas do seu sublime holocausto. Ali caíram os mártires da liberdade sob as balas e cutelo assassino de um governo de aventureiros aqueles homens fortes, cujos corações tinha todas as pulsações medidas pelo amor da Pátria, e de cujos peitos transbordava a onda generosa do patriotismo!

O referido patíbulo levantado pela Comissão Militar no antigo Campo da Pólvora esteve de pé até 1831, ano em que, entusiasmados com o 7 de abril, na noite de 25 de maio os patriotas, armados de machado, puseram aquilo abaixo.

PESSOA ANTA - foi seu nome de guerra; foi um granjense que se notabilizou pelo seu ideal republicano, abandonando fortuna, posição e cômodos, a trabalhar pela santa causa de que era esforçado lidador.  A qual, lhe levou ao martírio (ato meritório) e a morte. O qual fazia parte de uma legião abençoada e gigante de cearenses imortais, de cujo martírio nos traz a recordação este deslembrado dia 30 de abril. Por seres preponderantes, pois, motiva-me a tirar hoje pela vontade de prestar uma singela homenagem ao imortal patrício, patriota e republico que soube, em quinta essência, consubstanciar as duas cousas mais belas a este mundo – o Amor e a Liberdade.

VIVA A MEMÓRIA DE PESSOA ANTA! A ELE, NOSSAS HOMENAGENS; GRANJA LHE HONRA, O CEARÁ LHE TRIBUTA, PELA REALIDADE DA REPÚBLICA FEDERATIVA PRESIDENCIALISTA DO BRASIL, SISTEMA GOVERNAMENTAL ESTE, ANTES SONHADOS POR MUITOS.

-----------------------

NOTA=. Esta gravura (Pessoa Anta) foi elaborada pelo Irmão Fco. DAS CHAGAS Gonçalves – Granja.

O seu aspecto facial foi baseado conforme a figura antes criada pela direção do INSTITUTO PESSOA ANTA –Fortaleza-Ce.

=================

[Obs: - Em  30 DE ABRIL no Brasil é celebrado anualmente o DIA NACIONAL DA MULHER. (A ELAS também, minhas homenagens)]