Genealogia de Eduardo Saldanha de Brito Fontenelle

Genealogia de Eduardo Saldanha de Brito Fontenelle
Casal Eduardo Fontenele e Zezinha

EDUARDO SALDANHA DE BRITO FONTENELLE - Criador, político e militar. Nasceu na fazenda “Barra dos Saldanha”, em 1845. Filho de Manuel Saldanha de Brito e Umbelina Maria Fontenelle. Sendo seus avós paternos: Eduardo de Brito Passos e Sebastiana Alves Passos. E seus avós maternos: Plácido Fontaneilles e Maria Antônia dos Santos.

Eduardo foi Tenente da Guarda Nacional do Município de Granja e influente político da então Vila de Ibuassú; como também tinha prestígios em outros distritos da Granja. 
Conforme a tradição: EDUARDO ainda muito jovem, galgou pelos esforços e amizades, posições de destaques, principalmente na política, em toda região (município e adjacentes) da Granja; era popular e amigos de todos, jamais fez acepção de pessoas. Um homem elevado na estima pública, em todos os degraus da sua existência, apesar de ter vivido somente 32 anos. Foi exemplo de caráter e determinação em seus atos, benevolente com todos, sem exceção.

Faleceu no dia 26 de junho de 1878, aos 32 anos de idade, na cidade de Granja, onde foi sepultado; no cemitério São João Batista, na época chamado “Cemitério Novo” esclarecendo a este respeito, realmente era novo, no dia do sepultamento de Eduardo que foi em 27 de junho, fazia um mês e 6 dias que o cemitério tinha sido concluído (22/05/1878); o qual ainda não se tinha benzido, fato é que a cerimônia de benção ocorreu no dia 6 de julho desse ano.

- Casou-se em setembro de 1869, com Dª. Maria José Fontenelle (ZEZINHA), nascida em 30 de novembro de 1849, e falecida a 2 de junho de 1944, com 95 anos de idade. Era filha do Tenente Coronel Francisco Joaquim Brício dos Santos e de sua primeira esposa Dona Irene Francisca de Jesus. Sendo seus avós paternos: Capitão, Joaquim Manuel dos Santos e dona Ana Joaquina de Jesus. Informando: Dona Zezinha era irmã do afamado professor Joaquim Erasto dos Santos- da Granja (Ibuassú).

- Do enlace matrimonial houve os quatro filhos seguintes:

01 – MARIA ZULMIRA FONTENELE DE CARVALHO – n. 27/08/1870. Casou-se com Domingos José de Carvalho Filho do português Pedro José de Carvalho e Quitéria de Carvalho. Do enlace teve 3 filhos.

02– MANUEL SALDANHA FONTENELE – n. 02/09/1872. Casou-se duas vezes (do 1º enlace c/ Lidia (LILIA) teve 4 filhos; e do 2º c/ Joana (NOCA) - teve 8 filhos - (total 12);

03 – UMBELINA FONTENELE DOS SANTOS ( Sumba ) – n. 05/08/1875. C. c. seu primo Helvécio Gandolfo dos Santos (n. 1872). Filho de seu tio materno Francisco Helvécio do Santos e de dona Irene Augusta dos Santos.

04 – MARIA ESTELITA DE BARCELOS (Mariquinha) – n. 28/05/1878- ficou órfã de pai com 29 dias de nascida. Casou-se com José Inácio de Barcelos – ZECA SERROTE. Filho de Inácio João de Barcelos/Neto e de dona Rosa Generosa Fontenelle. Do enlace teve 15 filhos.

Como referenciar: GONÇALVES, Francisco das Chagas. Genealogia de Eduardo Saldanha de Brito Fontenelle. O Historiador, Granja. Disponível em: https://ohistoriador.com/. Acesso em: (data do seu acesso).